arrow_upward
Home

 

Tratamentos Dentários


Na Clinicaldent Institute colocamos ao dispor dos nossos pacientes todas as especialidades de Medicina Dentária. 

Tratamentos saudáveis ​​e biológicos

A odontologia exige inevitavelmente que o profissional se concentre nos seguintes detalhes:obturações e coroas devem se ajustar perfeitamente e, se possível, durar a vida toda. Além disso, é claro que uma boa odontologia também deve atender às demandas mecânicas de um instrumento de mastigação funcional. Ambos os aspetos tentam concentrar-se na área estreita do dente e nos aspectos mecânicos de uma prótese. No entanto, a nossa clínica tenta levar a perspectiva dentária mais longe - afinal, uma pessoa inteira depende de cada dente.

Obturações dentárias e obturações radiculares tornaram-se parte integrante da odontologia. Durante uns bons 150 anos, o material de enchimento de amálgama tem sido utilizado por razões práticas e de custo. Compreensível por si só, até porque o amálgama é barato e muito fácil de processar.

O AMÁLGAMA É ACEITÁVEL PARA A OBTENÇÃO DE RAIZ OU PREENCHIMENTO DE DENTE?

No entanto, a questão de saber se e até que ponto os problemas de saúde podem ser causados ​​pelas obturações de amálgama é controversa. A sensação de fraqueza, cansaço, incapacidade de concentração, dor de cabeça, inquietação, tremores, tonturas, irritabilidade, depressão, perda de apetite, inflamação recorrente das membranas mucosas - todos estes são sintomas possíveis de exposição ao amálgama.

Muitos destes sintomas são chamados de “queixas inespecíficas”, ou seja, também podem ser baseados em outras causas em cada caso individual. É portanto importante um esclarecimento diagnóstico consciente, bem como o conhecimento e a experiência necessária sobre as ligações pelas quais o amálgama na cavidade oral pode originar problemas de saúde.

Há mais de 30 anos, o amálgama não é processado em nossa clínica, apenas removido e descartado. As obturações plásticas alternativas comumente utilizadas também estão sendo cada vez mais discutidas: elas parecem ter um alto potencial alergênico e propriedades tóxicas.

CERÂMICA COMO MATERIAL ALTERNATIVO

Para obturações na cavidade oral e próteses dentárias ou próteses dentárias, a cerâmica é uma alternativa muito adequada sem campos de ressonância e sem potencial de sensibilização.

A Odontologia ainda não dispõe de material 100% compatível. No entanto, a solução mais biocompatível para obturação dentária, obturação radicular ou dentadura é atualmente a cerâmica, especialmente a cerâmica pura de óxido de zircónio. As vantagens incluem o seguinte:

As obturações e implantes cerâmicos não contêm metal, portanto não são condutores e são resistentes à corrosão.

A cerâmica é altamente resistente mecanicamente e é caracterizada por uma vida útil muito longa.

A cerâmica combina bem com a cavidade oral, tanto visualmente quanto do ponto de vista biocompatível.

A placa dentária adere muito mal à cerâmica.

Devido ao bom comportamento de vedação marginal, os implantes cerâmicos podem ser usados ​​com cimentos convencionais em vez de adesivos plásticos potencialmente alergênicos

Ortodontia

O tratamento ortodôntico tem como objectivos:

  • Corrigir a estética e a fonética;
  • Melhorar a oclusão dentária e problemas articulares;
  • Promover uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os de traumas. 

A ortodontia também trabalha com várias modalidades e tipos de aparelhos, que podem ser móveis ou fixos. Tudo vai depender das necessidades de cada paciente.

ver mais

 

Odontogeriatria

Odontogeriatria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde oral dos pacientes mais idosos. 

 

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária direcionada exclusivamente para o tratamento de crianças, adolescentes e pacientes  com necessidades especiais (portadores de algum tipo de deficiência). 

 

 

 

 

 

Periodontologia 

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas dos tecidos gengivais da cavidade oral. 

 

Implantologia

A implantologia permite ao seu médico dentista repôr na sua boca os dentes perdidos, através da colocação de implantes dentários em titânio e coroas estéticas em porcelana. 

ver mais

 

Endodontia

O diagnóstico pulpar e periradicular deve ser feito em todos os dentes que possam precisar de tratamento endodôntico.
Incluir dentes controlo na avaliação é fundamental para a correta realização de um diagnóstico diferencial. 

O nervo dentário localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro – a dentina –, sendo responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.

As lesões da polpa dentária podem ter na sua origem traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem provocar sensibilidade nos dentes e abcessos na gengiva.

A endodontia consiste na eliminação da polpa do interior do dente, desinfeção dos canais e posteriormente selamento destes de forma hermética com material sólido que evite futuras complicações. 

Hoje em dia graças aos avanços científicos e tecnológicos, temos disponível, instrumentos para realizar uma endodontia mecanizada.

 

Lupa

As lupas graduadas binoculares proporcionam maior precisão devido à sua ampliação. tem o beneficio para a melhor postura, menor prevalência  de dores musculoesqueléticas também melhor visualização da cavidade oral do paciente como melhores diagnosticos e acabamentos.

Esta lupa prismática proporciona uma ampliação que permite trabalhar ao mais pequeno detalhe, tendo os melhores resultados e satisfação do paciente e uma imagem mais detalhista e profissional. 

 

Oclusão
Dedica-se ao diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com a oclusão dos dentes. 

 

Dentisteria
Trata das cáries com resina composta, da cor do dente e também da estética do seu sorriso. Tem como objetivo restabelecer ou melhorar a estética e função dentária.

Permite que os médicos dentistas restaurarem os dentes de forma conservadora com excelentes resultados estéticos.

  • Dentes com lesão de cárie;
  • Tratamento de fraturas;
  • Substituição de restaurações antigas danificadas e/ou infiltradas;
  • Substituição de restaurações de amalgama inestéticas;
  • Encerramento de espaços entre dentes (diastemas);
  • Alterações da morfologia e/ou posicionamento de dentário;
  • Harmonização do sorriso;
  • Simulações do resultado final pré-tratamento;
  • Inlays, Onlays e Overlays

As restaurações indiretas estão indicadas para os dentes posteriores (premolares e molares) quando os dentes apresentam grandes cavidades (normalmente resultantes de cárie) ou para substituir restaurações antigas, devolvendo ao dente a sua forma, aspeto natural e função mastigatória.


Em função do tamanho do dente e da superfície afetada, existem várias opções de restauração:

  •  Inlay - Quando a superfície afetada não envolve as extremidades, cavidades localizadas dentro do dente
  •  Onlays e os Overlays - Envolvem uma ou mais extremidades e, algumas das suas margens, ficam localizadas no exterior do dente.

Em geral, as restaurações indiretas são feitas de cerâmica ou de zicónio, numa cor aproximada da cor natural do dente e estão indicadas em:

  • Dentes desvitalizados que foram sujeitos a um grande desgaste na sua coroa, e com a sua rigidez e resistência drasticamente diminuída. As restaurações indiretas permitem repor a rigidez e a resistência do dente, protegendo-o, evitando as habituais fraturas características dos dentes desvitalizados;
  • Dentes que já tiveram restaurações anteriores, ou que sofreram traumatismos, estando bastante fragilizados;
  • Dentes posteriores com fraturas que comprometam a solidez estrutural da coroa, onde esteja indicado uma restauração indireta de recobrimento parcial;
  • Dentes posteriores onde se pretenda reestabelecer pontos de contacto interproximais de forma adequada;
  • Dentes posteriores destruídos onde se pretenda nivelar o plano oclusal.

 

Higiene Oral

Na consulta de higiene oral é realizada destartarização ultrasónica, jacto de bicarbonato e polimento, a fim de remover a placa bacteriana, permitindo tornar as gengivas e os dentes mas saudáveis e limpos.

 

Branqueamento

O branquemaneto é realizado com recurso a um gel branqueador. O branqueamento dentário é um dos tratamentos estéticos mais procurados pelos pacientes. 

O branqueamento dentário é um tratamento essenciamente estético que consiste na aplicação de um gel para branqueamento dos dentes sobre a dentição. O peróxido de hidrogénio ou o peróxido de carbamida. 

 

Reabilitação Oral - Prótese

Se um dente estiver muito partido ou lhe faltarem vários dentes podemos fazer próteses removíveis, facetas, coroas ou pontes devolvendo a estética e a força do seu sorriso. 

Existem vários tipos de próteses: 
As próteses removíveis podem ser as acrílicas ou as próteses esqueléticas, que são assim chamadas porque possuem um esqueleto feito de uma liga metálica. 

 

Estética Dentária - Harmonização Orofacial 

A harmonização orofacial tem como objetivo equilibrar as questões funcionais com a estética da face. Por meio de técnicas específicas e procedimentos minimamente invasivos, o médico dentista corrige algumas imperfeições. Aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico, bichectomia, fios PDO são alguns exemplos de procedimentos que fazem parte de um tratamento de harmonização orofacial. 

 

HORÁRIO FUNCIONAMENTO
segunda a sabado das 10H00 às 20H00

Marcação Online de Consultas 
Termos, Condições Gerais e Privacidade

CLINICALDENT INSTITUTE
Avenida das Forças Armadas nº 61 (em frente ao ISCTE)
1600-082 Lisboa PORTUGAL
(Ver Mapa)

Telefone: 218 260 315 (chamada para a rede fixa nacional)
Telemóvel: 915 980 601 (chamada para a rede móvel nacional)
E-mail    info@clinicaldent.pt