arrow_upward
Home

 

Tratamentos Dentários


Na Clinical Dent Institute colocamos ao dispor dos nossos pacientes todas as especialidades de Medicina Dentária. 

Tratamentos saudáveis ​​e biológicos

A odontologia exige inevitavelmente que o profissional se concentre nos seguintes detalhes:obturações e coroas devem se ajustar perfeitamente e, se possível, durar a vida toda. Além disso, é claro que uma boa odontologia também deve atender às demandas mecânicas de um instrumento de mastigação funcional. Ambos os aspetos tentam concentrar-se na área estreita do dente e nos aspectos mecânicos de uma prótese. No entanto, a nossa clínica tenta levar a perspectiva dentária mais longe - afinal, uma pessoa inteira depende de cada dente.

Obturações dentárias e obturações radiculares tornaram-se parte integrante da odontologia. Durante uns bons 150 anos, o material de enchimento de amálgama tem sido utilizado por razões práticas e de custo. Compreensível por si só, até porque o amálgama é barato e muito fácil de processar.

O AMÁLGAMA É ACEITÁVEL PARA A OBTENÇÃO DE RAIZ OU PREENCHIMENTO DE DENTE?

No entanto, a questão de saber se e até que ponto os problemas de saúde podem ser causados ​​pelas obturações de amálgama é controversa. A sensação de fraqueza, cansaço, incapacidade de concentração, dor de cabeça, inquietação, tremores, tonturas, irritabilidade, depressão, perda de apetite, inflamação recorrente das membranas mucosas - todos estes são sintomas possíveis de exposição ao amálgama.

Muitos destes sintomas são chamados de “queixas inespecíficas”, ou seja, também podem ser baseados em outras causas em cada caso individual. É portanto importante um esclarecimento diagnóstico consciente, bem como o conhecimento e a experiência necessária sobre as ligações pelas quais o amálgama na cavidade oral pode originar problemas de saúde.

Há mais de 30 anos, o amálgama não é processado em nossa clínica, apenas removido e descartado. As obturações plásticas alternativas comumente utilizadas também estão sendo cada vez mais discutidas: elas parecem ter um alto potencial alergênico e propriedades tóxicas.

CERÂMICA COMO MATERIAL ALTERNATIVO

Para obturações na cavidade oral e próteses dentárias ou próteses dentárias, a cerâmica é uma alternativa muito adequada sem campos de ressonância e sem potencial de sensibilização.

A Odontologia ainda não dispõe de material 100% compatível. No entanto, a solução mais biocompatível para obturação dentária, obturação radicular ou dentadura é atualmente a cerâmica, especialmente a cerâmica pura de óxido de zircónio. As vantagens incluem o seguinte:

As obturações e implantes cerâmicos não contêm metal, portanto não são condutores e são resistentes à corrosão.

A cerâmica é altamente resistente mecanicamente e é caracterizada por uma vida útil muito longa.

A cerâmica combina bem com a cavidade oral, tanto visualmente quanto do ponto de vista biocompatível.

A placa dentária adere muito mal à cerâmica.

Devido ao bom comportamento de vedação marginal, os implantes cerâmicos podem ser usados ​​com cimentos convencionais em vez de adesivos plásticos potencialmente alergênicos

Ortodontia

O tratamento ortodôntico tem como objectivos:

  • Corrigir a estética e a fonética;
  • Melhorar a oclusão dentária e problemas articulares;
  • Promover uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os de traumas. 

A ortodontia também trabalha com várias modalidades e tipos de aparelhos, que podem ser móveis ou fixos. Tudo vai depender das necessidades de cada paciente.

ver mais

 

Odontogeriatria

Odontogeriatria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde oral dos pacientes mais idosos.

Quais são os principais problemas dentários em idosos?

Doença periodontal (gengivite e periodontite): Com a idade, a gengiva tende a retrair, expondo mais a raiz dos dentes e aumentando o risco de inflamação e infecção. A periodontite pode levar à perda óssea e, eventualmente, à perda de dentes.

Cárie radicular: A retração gengival também expõe a raiz dos dentes, que é mais suscetível à cárie do que a coroa. As cáries radiculares são comuns em idosos, especialmente aqueles com boca seca.

Perda dentária: Muitos idosos experimentam a perda de dentes devido a cáries avançadas ou doença periodontal não tratada. A perda dentária pode afetar a mastigação, a fala e a autoestima.

 

Odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade da odontologia voltada para o cuidado com a saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Essa área abrange desde a orientação sobre a higiene bucal correta para os pequenos até o tratamento de problemas dentários específicos que podem surgir durante a infância.

Principais áreas de atuação da Odontopediatria:

Prevenção: A odontopediatria se concentra fortemente na prevenção de cáries e outros problemas bucais. Isso inclui orientações sobre escovação, uso de fio dental, aplicação de flúor e selantes dentários para proteger os dentes das crian

Acompanhamento do Desenvolvimento Dentário: Os odontopediatras monitoram o crescimento e a erupção dos dentes de leite e permanentes, identificando precocemente problemas como dentes mal posicionados ou ausentes, que podem necessitar de intervenção ortodôntica.

Tratamento de Cáries:Mesmo com dentes de leite, as crianças podem desenvolver cáries. O odontopediatra trata essas cáries para evitar complicações e garantir que os dentes de leite permaneçam saudáveis até serem substituídos pelos dentes permanentes.

Controle de Hábitos: Hábitos como o uso prolongado de chupeta, sucção digital (chupar o dedo) e bruxismo (ranger os dentes) são acompanhados de perto. O odontopediatra pode orientar sobre como reduzir ou eliminar esses hábitos para evitar problemas futuros na dentição.

Cuidados Especiais:A odontopediatria também envolve o atendimento a crianças com necessidades especiais, que podem exigir adaptações no tratamento e uma abordagem mais cuidadosa.

 

Periodontologia 

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas dos tecidos gengivais da cavidade oral. 

Aqui estão quatro perguntas comuns e, às vezes, duvidosas em periodontologia:

  1. Quais são os sintomas da periodontite? Os sintomas da periodontite incluem gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis, sangramento durante a escovação ou o uso de fio dental, retração gengival, mau hálito persistente, pus entre os dentes e gengivas, e dentes soltos ou que parecem se mover.
  2. Como a periodontite é tratada? O tratamento da periodontite geralmente começa com uma limpeza profunda chamada raspagem e alisamento radicular para remover o tártaro e as bactérias das superfícies dos dentes e sob a gengiva. Em casos mais avançados, pode ser necessário realizar cirurgia periodontal, incluindo enxertos ósseos ou gengivais. Além disso, o controle contínuo e uma boa higiene bucal são essenciais para o sucesso do tratamento.
  3. A periodontite pode ser prevenida? Sim, a periodontite pode ser evitada com uma boa higiene bucal, que inclui escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista para limpezas profissionais e exames. Evitar tabaco e manter uma dieta equilibrada também ajuda a prevenir a doença periodontal.
  4. A doença periodontal pode ser curada? A doença periodontal, incluindo a periodontite, não pode ser completamente curada, mas pode ser eficazmente controlada e gerida com tratamento adequado. 

 

Implantologia

A implantologia permite ao seu médico dentista repôr na sua boca os dentes perdidos, através da colocação de implantes dentários em titânio e coroas estéticas em porcelana. 

ver mais 

 

Endodontia

O diagnóstico pulpar e periradicular deve ser feito em todos os dentes que possam precisar de tratamento endodôntico.
Incluir dentes controlo na avaliação é fundamental para a correta realização de um diagnóstico diferencial. 

O nervo dentário localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro – a dentina –, sendo responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.

As lesões da polpa dentária podem ter na sua origem traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem provocar sensibilidade nos dentes e abcessos na gengiva.

A endodontia consiste na eliminação da polpa do interior do dente, desinfeção dos canais e posteriormente selamento destes de forma hermética com material sólido que evite futuras complicações. 

Hoje em dia graças aos avanços científicos e tecnológicos, temos disponível, instrumentos para realizar uma endodontia mecanizada.

 

Lupa

As lupas graduadas binoculares proporcionam maior precisão devido à sua ampliação. tem o beneficio para a melhor postura, menor prevalência  de dores musculoesqueléticas também melhor visualização da cavidade oral do paciente como melhores diagnosticos e acabamentos.

Esta lupa prismática proporciona uma ampliação que permite trabalhar ao mais pequeno detalhe, tendo os melhores resultados e satisfação do paciente e uma imagem mais detalhista e profissional. 

 

Oclusão
Dedica-se ao diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com a oclusão dos dentes. 

Tipos de Oclusão: Inclui a oclusão ideal (Classe I) e maloclusões, como sobremordida (Classe II) e submordida (Classe III), que podem necessitar de correção ortodôntica.

Impacto na Saúde: Má oclusão pode causar dores de cabeça, problemas na ATM, desgaste dentário excessivo e até dificuldades na mastigação.

Tratamento: Envolve o uso de aparelhos ortodônticos, ajustes dentários ou, em casos graves, cirurgia ortognática para corrigir desalinhamentos.

 

Dentisteria
Trata das cáries com resina composta, da cor do dente e também da estética do seu sorriso. Tem como objetivo restabelecer ou melhorar a estética e função dentária.

Permite que os médicos dentistas restaurarem os dentes de forma conservadora com excelentes resultados estéticos.

  • Dentes com lesão de cárie;
  • Tratamento de fraturas;
  • Substituição de restaurações antigas danificadas e/ou infiltradas;
  • Substituição de restaurações de amalgama inestéticas;
  • Encerramento de espaços entre dentes (diastemas);
  • Alterações da morfologia e/ou posicionamento de dentário;
  • Harmonização do sorriso;
  • Simulações do resultado final pré-tratamento;
  • Inlays, Onlays e Overlays

As restaurações indiretas estão indicadas para os dentes posteriores (premolares e molares) quando os dentes apresentam grandes cavidades (normalmente resultantes de cárie) ou para substituir restaurações antigas, devolvendo ao dente a sua forma, aspeto natural e função mastigatória.


Em função do tamanho do dente e da superfície afetada, existem várias opções de restauração:

  •  Inlay - Quando a superfície afetada não envolve as extremidades, cavidades localizadas dentro do dente
  •  Onlays e os Overlays - Envolvem uma ou mais extremidades e, algumas das suas margens, ficam localizadas no exterior do dente.

Em geral, as restaurações indiretas são feitas de cerâmica ou de zicónio, numa cor aproximada da cor natural do dente e estão indicadas em:

  • Dentes desvitalizados que foram sujeitos a um grande desgaste na sua coroa, e com a sua rigidez e resistência drasticamente diminuída. As restaurações indiretas permitem repor a rigidez e a resistência do dente, protegendo-o, evitando as habituais fraturas características dos dentes desvitalizados;
  • Dentes que já tiveram restaurações anteriores, ou que sofreram traumatismos, estando bastante fragilizados;
  • Dentes posteriores com fraturas que comprometam a solidez estrutural da coroa, onde esteja indicado uma restauração indireta de recobrimento parcial;
  • Dentes posteriores onde se pretenda reestabelecer pontos de contacto interproximais de forma adequada;
  • Dentes posteriores destruídos onde se pretenda nivelar o plano oclusal.

 

Higiene Oral

Na consulta de higiene oral é realizada destartarização ultrasónica, jacto de bicarbonato e polimento, a fim de remover a placa bacteriana, permitindo tornar as gengivas e os dentes mas saudáveis e limpos. 

O fio dental deve ser usado antes da escovação. Ele remove restos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes, áreas que a escova não alcança. Ao usá-lo antes de escovar, você garante uma limpeza mais eficaz, permitindo que o flúor da pasta de dente proteja melhor seus dentes e gengivas.

Agende Consultas: Marque uma consulta com o dentista a cada seis meses.

 

Branqueamento

O branquemaneto é realizado com recurso a um gel branqueador. O branqueamento dentário é um dos tratamentos estéticos mais procurados pelos pacientes. 

O branqueamento dentário é um tratamento essenciamente estético que consiste na aplicação de um gel para branqueamento dos dentes sobre a dentição. O peróxido de hidrogénio ou o peróxido de carbamida. 

Pontos positivos adicionais:

  • Procedimento não invasivo: Não há remoção de esmalte ou alteração na estrutura dos dentes;
  • Resultados rápidos: Especialmente com o branqueamento profissional, os resultados podem ser visíveis em uma única sessão;
  • Flexibilidade: Pode ser feito em casa com kits de branqueamento ou no consultório, dependendo da preferência e necessidade;

 

Reabilitação Oral - Prótese

Se um dente estiver muito partido ou lhe faltarem vários dentes podemos fazer próteses removíveis, facetas, coroas ou pontes devolvendo a estética e a força do seu sorriso. 

Existem vários tipos de próteses, cada uma projetada para atender a diferentes necessidades e situações clínicas. Aqui estão os principais tipos:

1. Prótese Total (Dentadura Completa)

  • Descrição: Utilizada quando todos os dentes de uma arcada (superior ou inferior) foram perdidos. A prótese total substitui todos os dentes e é suportada pelas gengivas.

  • Indicação: Pacientes sem dentes em uma ou ambas as arcadas.

  • Vantagem: Restaura a função mastigatória e a estética facial.

  • Desvantagem: Pode precisar de ajustes frequentes, especialmente com a reabsorção óssea ao longo do tempo.

2. Prótese Parcial Removível

  • Descrição: Substitui alguns dentes perdidos e é presa aos dentes naturais restantes por meio de grampos ou conectores.

  • Indicação: Pacientes que ainda possuem alguns dentes naturais e precisam substituir dentes ausentes.

  • Vantagem: Mais acessível e fácil de ajustar ou reparar.

  • Desvantagem: Menos estável e pode ser menos confortável do que as opções fixas.

3. Prótese Fixa (Ponte Fixa)

  • Descrição: Substitui um ou mais dentes ausentes e é fixada permanentemente aos dentes naturais adjacentes (pilares) ou implantes.

  • Indicação: Pacientes com dentes saudáveis ao lado da área sem dentes ou que optam por implantes para suporte.

  • Vantagem: Mais estável e confortável, com uma aparência e função mais natural.

  • Desvantagem: Envolve desgaste dos dentes pilares e é mais cara.

4. Prótese sobre Implante

  • Descrição: Utiliza implantes dentários como suporte para próteses fixas ou removíveis. Implantes são parafusos de titânio colocados cirurgicamente no osso maxilar ou mandibular.

  • Indicação: Pacientes com perda de dentes que têm estrutura óssea suficiente para suportar implantes.

  • Vantagem: Alta estabilidade, preserva o osso alveolar e proporciona uma função e estética mais próxima dos dentes naturais.

  • Desvantagem: Procedimento mais complexo e caro, com tempo de cicatrização necessário.

5. Prótese Protocolo (Protocolo de Branemark)

  • Descrição: Um tipo de prótese fixa que é suportada por múltiplos implantes (geralmente 4 a 6) e substitui todos os dentes de uma arcada. É aparafusada aos implantes e não é removível pelo paciente.

  • Indicação: Pacientes desdentados totais que preferem uma prótese fixa e têm estrutura óssea adequada para suportar implantes.

  • Vantagem: Alta estabilidade, preserva o osso e oferece uma sensação mais natural.

  • Desvantagem: Alto custo e necessidade de cirurgia.

6. Prótese Overdenture

  • Descrição: Uma prótese removível que é apoiada tanto pelas gengivas quanto por implantes dentários. Pode ser removida para limpeza.

  • Indicação: Pacientes desdentados que buscam maior estabilidade em uma prótese removível.

  • Vantagem: Mais estável que a dentadura convencional, com menor risco de deslocamento.

  • Desvantagem: Embora removível, requer manutenção dos implantes.

7. Prótese Removível Flexível

  • Descrição: Feita de materiais flexíveis, como nylon, que se adaptam à boca com maior conforto. Essas próteses são uma variação das próteses parciais removíveis.

  • Indicação: Pacientes que necessitam de uma prótese parcial removível e buscam conforto adicional.

  • Vantagem: Mais confortável e esteticamente agradável, sem grampos metálicos visíveis.

  • Desvantagem: Pode não ser tão durável quanto as próteses convencionais e é mais difícil de ajustar.

8. Prótese Removível Esquelética

  • Descrição: Feita de metais, geralmente uma liga de cromo-cobalto que são extremamente duráveis e resistentes ao desgaste. 

  • Indicação: Pacientes que necessitam substituição de dentes perdidos, especialmente em situações onde não é possível ou desejável optar por implantes dentários ou pontes fixas.

  • Vantagem: Estrutura metálica, que é fina e leve, a prótese encaixa-se de forma mais confortável na boca do que as próteses tradicionais de acrílico. 

  • Desvantagem: Tem custo mais elevado devido ao uso de materiais metálicos de alta qualidade e ao processo de fabricação mais complexo.

9. Prótese Removível Acrílica 

  • Descrição: Feita principalmente de resina acrílica, esta prótese é amplamente utilizada devido ao seu custo-benefício.

  • Indicação:  Pacientes que procuram uma solução económica e acessível para a substituição de dentes.

  • Vantagem: São relativamente fáceis de ajustar, a confecção é geralmente mais rápida e menos complexa. 

  • Desvantagem: A resina acrílica é menos durável do que os materiais utilizados em próteses esqueléticas ou fixas.

10. Prótese Temporária

  • Descrição: Usada como solução temporária após a extração de dentes ou durante o processo de cicatrização para cobrir espaços dentários enquanto a prótese definitiva é confeccionada.

  • Indicação: Pacientes que aguardam a colocação de próteses definitivas ou implantes.

  • Vantagem: Mantém a estética e a função durante o período de transição.

  • Desvantagem: Menos durável e pode precisar de ajustes frequentes.

Aqui estão perguntas comuns sobre próteses dentárias:

  1. Próteses dentárias são desconfortáveis? No início, pode haver desconforto enquanto a boca se ajusta. Com o tempo, a maioria das pessoas se adapta. Um ajuste adequado feito pelo dentista pode minimizar desconfortos.

  2. Próteses dentárias podem cair ou se soltar? Próteses bem ajustadas não devem cair. No entanto, próteses mal ajustadas ou antigas podem se soltar. Adesivos para próteses podem ajudar temporariamente, mas o ideal é consultar o dentista para um ajuste.

  3.  As próteses precisam de manutenção? Sim, próteses devem ser limpas diariamente para evitar infecções e mau hálito. Além disso, é importante fazer check-ups regulares para ajustes e avaliação do estado da prótese.

  4. Posso comer normalmente com próteses?  Sim, mas pode levar tempo para se acostumar. Evite alimentos duros ou pegajosos no início. Com prática, a maioria dos alimentos pode ser consumida sem problemas.

  5. Quanto tempo duram as próteses dentárias? Com bons cuidados, as próteses podem durar entre 5 e 10 anos. No entanto, elas podem precisar de ajustes ou substituições devido ao desgaste ou mudanças na estrutura óssea da boca.

  6. As próteses dentárias podem causar mau hálito? Sim, se não forem limpas adequadamente. A higienização diária é essencial para evitar acúmulo de bactérias e resíduos alimentares, que podem causar mau hálito.

  7.  Próteses dentárias fixas (como implantes) são melhores que as removíveis?  Ambas têm vantagens e desvantagens. Próteses fixas, como implantes, oferecem maior estabilidade e função, mas são mais caras e envolvem cirurgia. Próteses removíveis são mais acessíveis e menos invasivas, mas podem ser menos estáveis

 

Estética Dentária - Harmonização Orofacial 

A harmonização orofacial tem como objetivo equilibrar as questões funcionais com a estética da face. Por meio de técnicas específicas e procedimentos minimamente invasivos, o médico dentista corrige algumas imperfeições. Aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico, bichectomia, fios PDO são alguns exemplos de procedimentos que fazem parte de um tratamento de harmonização orofacial. 

Tais como:

Botox (Toxina Botulínica)

O Botox, ou toxina botulínica, é um tratamento estético eficaz para suavizar rugas e linhas de expressão. Ele age relaxando temporariamente os músculos faciais, proporcionando uma aparência mais jovem e descansada.

Ideal para áreas como testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, o procedimento é rápido, seguro e com resultados visíveis em poucos dias. Além dos benefícios estéticos, o Botox também é utilizado em tratamentos terapêuticos, como para enxaquecas e hiperidrose (excesso de suor). Duram de 3 a 6 meses.

Recupere a confiança em seu sorriso e mantenha uma aparência natural com a aplicação de Botox!

Preenchimento com Ácido Hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é utilizado para suavizar rugas, restaurar volume e definir contornos faciais. Com resultados imediatos e naturais, é ideal para lábios, olheiras e maçãs do rosto. Rejuvenesça e realce sua beleza de forma segura e eficaz!

Bichectomia:
A bichectomia é a remoção cirúrgica das bolsas de gordura localizadas nas bochechas, chamadas de bolas de Bichat. Esse procedimento visa afinar o rosto, acentuando a definição das maçãs do rosto e promovendo uma aparência mais alongada e esculpida.

Fios PDO:

Os fios PDO são uma técnica minimamente invasiva que promove o lifting da pele, melhorando a firmeza e o contorno facial. Feitos de um material absorvível, os fios estimulam a produção de colágeno, oferecendo resultados naturais e progressivos. Ideal para combater a flacidez sem necessidade de cirurgia.

 

Benefícios da Harmonização Orofacial:

  • Aprimoramento Estético: Proporciona uma aparência mais jovem, equilibrada e simétrica, corrigindo imperfeições e realçando os pontos fortes do rosto.

  • Efeito Rejuvenescedor: A combinação de diferentes técnicas pode suavizar sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez e perda de volume.

  • Procedimentos Minimamente Invasivos: Muitas das técnicas utilizadas na HOF são minimamente invasivas, com recuperação rápida e resultados quase imediatos.

  • Resultados Personalizados: Cada tratamento é individualizado, levando em conta as características faciais únicas de cada pessoa, o que garante um resultado mais natural e harmonioso.

 

Orientações Pré-Procedimento para Harmonização Orofacial:

  1. Evite anticoagulantes e suplementos que afetam a coagulação;
  2. Não consuma álcool e evite fumar 24h antes;
  3. Mantenha-se bem hidratado;
  4. Evite exposição solar excessiva;
  5. Chegue com a pele limpa, sem maquilhagem;
  6. Informe o profissional sobre alergias.

Siga essas recomendações e esteja pronto para realçar sua beleza com resultados incríveis! 

Para qualquer dúvida, contacte-nos.

 

HORÁRIO FUNCIONAMENTO
segunda a sabado das 10H00 às 20H00

Marcação Online de Consultas 
Termos, Condições Gerais e Privacidade

CLINICAL DENT INSTITUTE
Avenida das Forças Armadas nº 61 (em frente ao ISCTE)
1600-082 Lisboa PORTUGAL
(Ver Mapa)

Telefone: 218 260 315 (chamada para a rede fixa nacional)
Telemóvel: 915 980 601 (chamada para a rede móvel nacional)
E-mail    info@clinicaldent.pt