HIGIENE ORAL

Medicina Dentária Preventiva

É possivel prevenir e detectar lesões no seu estado inicial através da utilização de selantes de fissuras, mantendo uma boa higiene oral e com visitas regulares ao dentista.

A consulta de Higiene Oral tem o objectivo de educar e prevenir os problemas da cavidade oral. O principal objectivo da consulta de Higiéne Oral é a promoção de saúde e prevenção de doenças orais, a manutenção dos tratamentos realizados e uma melhoria estética que permitam um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo. As visitas regulares a este tipo de consulta, são um factor determinante na manutenção dos seus dentes.

Na consulta de Higiene Oral é realizado um diagnóstico oral para rastreio de cáries, doenças das gengivas e diagnóstico de outros problemas que possa apresentar. Além do referido, é feita a remoção de tártaro e placa bacteriana através de destartarizações e alisamentos radiculares e, também polimento e jacteamento com partículas de bicarbonato para a eliminação de manchas superficiais. É ainda da competência da Higiene Oral, a aplicação de selantes de fissuras em crianças, flúor de alta concentração, produtos que diminuem a sensibilidade dentária, branqueamentos e a manutenção de reabilitações suportadas por implantes.

A duração da escovagem deve ser entre 2 e 3 minutos, a escova coloca-se com uma inclinação de 45º de forma a que os pêlos desta penetrem entre o dente e a gengiva.
Deve-se escovar um maxilar de cada vez lado de fora e de dentro, começando a escovar dos molares, para a frente. No fim deve-se escovar a língua no sentido horizontal, de trás para a frente.
Bochechar e colocar a escova com os pêlos virados para cima. Esta ação de escovagem, deve ser realizada duas a três vezes ao dia.

Com o fio dentário limpam-se os espaços entre os dentes, onde a escova não consegue chegar. Com cerca de 40cm de fita em cada um dos dedos médios segure a fita entre os dedos polegar e indicador, deixando um espaço de cerca de 5cm entre ambos. Use os polegares para orientar a fita nos dentes, com movimentos suaves para trás e para a frente.

Evitar o consumo exagerado de açúcares, pois sempre que consumir alimentos açucarados deve lavar os dentes de imediato, preferencialmente não consumir doces entre as refeições e antes de deitar.

O Flúor protege os dentes contra a cárie dentária. Existe em gotas, comprimidos, sob a forma de elixir, nas pastas dentífricas e em gel. O flúor remineraliza o esmalte dentário e é um agente anti-bacteriano.

A prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis ajuda, assim, a prevenir e evitar problemas na boca tais como cáries, a periodontite, a gengivite e ainda a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.

Qual a finalidade?

• Prevenir e evitar a formação da indesejada placa bacteriana, que é uma película de açúcares e bactérias (biofilme), que se forma sobre as superfícies duras dos dentes. A placa bacteriana pode levar a mais problemas de saúde oral, como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal;
  • Melhorar a sua qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes estragados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente. Uma boa higiene oral permite que consiga desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, bem como preservar a sua fala, uma vez que os seus dentes duram mais tempo. Evita assim situações embaraçosas como o mau hálito ou um sorriso desagradável.