#  DESTAQUES  #


Marcação Online de Consulta


 



















TRATAMENTOS :: Medicina Dentária « anterior
ODONTOPEDIATRIA
 

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária direcionada exclusivamente para o tratamento de crianças, adolescentes e pacientes  com necessidades especiais (portadores de algum tipo de deficiência).

Tem como objectivo preservar a dentição decídua, que é importante para o desenvolvimento ósseo e da face da criança. A conservação dos dentes decíduos tambem é importante para o desenvolvimento da fala e da mastigação nos primeiros anos de vida. A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes “de leite” nascem, ou no máximo quando a criança completa o primeiro ano de vida. A criança deve visitar o dentista de 6 em 6 meses, porém se existir um elevado risco de desenvolvimento de cárie, esta periodicidade deverá ser reduzida. O odontopediatra tem uma importância fundamental no atendimento da criança, pois esta necessita de uma atenção especial e cuidada, para que a visita ao dentista não se torne numa tortura.

É fundamental que o odontopediatra tenha a capacidade de controlar a ansiedade e o medo da criança, proporcionando um ambiente agradável e familiar. Para o controlo da ansiedade, do medo e da dor pode ser necessário e utilização de uma medicação leve, normalmente sob a forma de sedação consciente com protóxido de azoto.

Sedação Consciente em Crianças

O uso de protóxido de azoto em sedação consciente, aporta benefícios para médicos dentistas e pacientes, sendo usado geralmente em crianças ansiosas, acima dos três anos, pois o paciente tem de compreender a técnica para entender a necessidade de manter uma respiração nasal regular, e/ ou em pessoas com necessidades especiais.
O uso desta anestesia, não invalida o uso da anestesia local, esta somente aumenta um pouco do limiar da dor, deixando o paciente mais relaxado e menos ansioso, fazendo assim um bom controlo do comportamento do paciente.


Tratamentos dentários especificos para crianças

É possivel prevenir o aparecimento de cáries nas crianças que normalmente são menos disciplinadas nos cuidades de higiene oral do que os adultos. O método usado passa pela aplicação de selantes que ajudam a formar uma barreira muito eficaz aos agentes que provocam a cárie e outras doenças da boca.

Além dos selantes para protecção, pode ser aplicado flúor nos dentes das crianças para que estes tenha um crescimento forte e saudável.
Duma forma geral o Odontopediatra da Dentisaúde pode desde os primeiros dias de vida, aconselhar os pais sobre o melhor plano de higiene oral da criança bem como detectar anomalias no desenvolvimento ou alinhamento dos dentes.

Uma boca saudável e um sorriso bonito no futuro deve ser assegurado pela antecipação e cuidados logo a partir dos primeiros anos de vida.

Um dente decíduo deve ser reimplantado?Procure um odontopediatra!


Níveis de ansiedade das crianças, em consultas de Medicina Dentária - Relação Médico Dentista e Paciente 

Uma grande parte dos Médicos Dentistas confia no próprio juízo e experiência para avaliar a ansiedade das crianças perante o tratamento dentário. Deste modo, julga-se ser importante investigar até que ponto as observações clínicas estão relacionadas com os níveis de ansiedade relatados pelas crianças em consultas dentárias. Este estudo inclui um grupo de crianças com idades diversas, que frequentavam duas clínicas dentárias em Portugal, e tem como objectivos específicos determinar: em que medida as autoavaliações das crianças e as avaliações dos dentistas coincidem, quando ambos os grupos usam a mesma escala pictórica para avaliação da ansiedade-estado; em que medida a avaliação do comportamento da criança pelos dentistas corresponde à avaliação que estes fazem da ansiedade da criança na escala pictórica. Os resultados demonstraram que a ansiedade auto-avaliada pelas crianças não está associada nem com a avaliação realizada pelos dentistas na mesma escala, nem com a avaliação do comportamento da criança determinado pelos dentistas. Embora preliminares, estes resultados podem indicar a necessidade dos especialistas utilizarem avaliações formais com recurso a métodos de auto-relato, para obterem informação sobre a ansiedade das crianças. 
 

Na Clinicaldent Institute, contamos com a colaboração, ao Domingo, do Dr. João Dias, Médico Dentista Odontopediatra, habilitado a executar tratamentos com Protóxido de Azoto (Sedação Consciente), Ortopedia Dento-Facial e Interceptiva, seguimento do desenvolvimento bucal da criança. Recorre, quando necessário, a materiais de grande qualidade, como MTA (para pulpotomias), isolamento absoluto (com arco facial, dique de bocharra e clamp).

 

Proteja o sorriso dos seus filhos!






 


Contactos

Unidade Entrecampos:
(+351) 218260315
(+351) 915980601
(+351) 968407272
(+351) 936382930

Unidade Portela:
(+351) 211321155
(+351) 918938620

URGÊNCIAS DENTÁRIAS
(+351) 913387161

 info@clinicaldent.pt

 

Actualizamos a
Politica de Privacidade


CONSULTE