ENDODONTIA

Endodontia

A Endodontia é já uma especialidade da Medicina Dentaria reconhecida em vários países da Europa, e nos E.U.A. desde 1967.
Consiste no tratamento de dentes afectados por cáries muito extensas que por se encontrarem muito próximas da polpa dentária, (localizada no interior do dente onde se encontram as terminações nervosas e a irrigação sanguínea do dente), vulgarmente designado por nervo, ou até mesmo a invadirem, provocam desde ligeiro desconforto a dores severas e em alguns casos abcesso. O foco infeccioso poderá ser observado através de Raio-X. O abcesso se não for tratado poderá causar graves problemas orais. Cabe ainda, ao Médico Dentista, avaliar se o dente tem tratamento endodôntico.
A técnica permite a remoção da polpa, bactérias e factores inflamatórios dos canais onde estes se encontram e posterior selamento/obturação.
É vulgarmente conhecido por desvitalização.
Deste modo, é possível, eliminar focos de infecção dentária e manter o dente, evitando-se assim a sua extracção.
Usualmente são efectuadas várias consultas para a desvitalização de um único dente. No entanto e dependendo do grau de dificuldade técnica do dente e inflamação local, pode-se reduzir o número de consultas para uma ou duas.

Em que consiste o tratamento?

Consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estrutura dura no seu alvéolo, sem presença de inflamação ou infeção. Como tal, o tratamento do canal é apenas uma parte deste, cujo objectivo é remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes selando-os de seguida.

Entre as intervenções técnicas podemos destacar, em ordem de complexidade, o tratamento expectante, a curetagem pulpar, a pulpotomia, a pulpectomia e o tratamento cirúrgico (cirurgias parendodônticas).

Endodontia Mecanizada

Na Clinicaldent Institute praticamos endodontia mecanizada, um conceito que visa tornar o processo de desvitalização mais eficiente, mais preciso e mais confortável para o paciente. Utilizamos os melhores motores de endodontia juntamente com os melhores consumíveis do mercado.

A instrumentação mecanizada tem como principal vantagem, manter a forma original do canal, sem alterações do comprimento de trabalho e a diminuição do tempo de consulta, promovendo a redução do stress e ansiedade tanto para o paciente como para o médco dentista.

Experimente, confie na qualidade técnica e de materiais.

Endodontia convencional Vs Endodontia Mecanizada

A instrumentação manual, embora amplamente utilizada, apresenta limitações no que se refere à limpeza dos canais radiculares como também pode possibilitar a ocorrência de problemas durante o preparo tais como transporte do canal, formação de degraus, perfurações, compactação de dentina e fratura de instrumentos.

A instrumentação mecanizada associa dois diferentes sistemas no preparo dos canais radiculares: a instrumentação rotatória com níquel-titânio (Ni-Ti) e a instrumentação oscilatória com limas de aço-inoxidável com variação de conicidade. A utilização de dois sistemas tem como objetivo optimizar a limpeza e modelagem do canal radicular preservando a estrutura dentária. Para além de que, economiza tempo relevante no preparo do canal radicular, beneficiando o profissional e o paciente; para o retratamento endodôntico, os sistemas rotatórios (mecanizada) são mais eficazes que a técnica manual (convencional).