#  DESTAQUES  #


Marcação Online de Consulta


 



















PERGUNTAS (FAQ) :: Implantologia « anterior
Implantes dentários, o que são?
Protocolo cirurgico de implantes Cirurgia de Implantes Dentários - Mitos e Verdades Implantes dentários, o que são? Todas as pessoas podem fazer implantes dentários? Quais são os fatores que contra indicam um implante dentário? Os implantes dent
 

Implantes Dentários

Protocolo cirurgico de implantes

O protocolo de utilização de implantes osseointegráveis envolve dois estágios cirúrgicos e um período prolongado de cicatrização, durante o qual a aplicação de cargas funcionais deve ser evitada. Em virtude disso, a reabilitação bucal dos pacientes é realizada somente após o período de osseointegração dos implantes, o qual pode variar entre 3 e 6 meses, dependendo da qualidade do tecido ósseo. No entanto, diferentes técnicas têm sido propostas, a fim de reduzir o tempo entre a instalação do implante e a colocação da prótese. O protocolo cirúrgico de um só passo, por exemplo, envolve a aplicação de carga imediata nos implantes dentais, ou seja, a colocação de uma prótese provisória logo após o procedimento cirúrgico, representando uma alternativa viável para a reabilitação de pacientes com perda parcial ou total dos dentes.

Cirurgia de Implantes Dentários - Mitos e Verdades

Muito se fala sobre implantes dentários, muitas são as publicidades existentes e o paciente fica sem saber o que é o que não é possível de se fazer. Aqui iremos tentar mostrar o que você deve estar atento quando se programar para esse tipo de tratamento.

Implantes dentários, o que são?

O implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é onde o dentista coloca o dente.

Todas as pessoas podem fazer implantes dentários?

Na generalidade, sim. No entanto, algumas vezes o paciente não pode fazer o implante naquele momento ou não pode fazer por uma determinada condição, mas isso não impede que ele venha a poder fazer. O importante em relação ao paciente é que ele tenha um bom estado geral de saúde.

Quais são os fatores que contra indicam um implante dentário?

Os principais motivos de contra indicação é a colocação de implantes dentários em pessoas com problemas cardíacos de alto risco, como próteses valvulares aórticas ou mitrais, cardiopatias congênitas ou com antecedentes de endocardite infecciosa. Os outros fatores de uma maneira geral, contra indicam apenas temporariamente ou diminuem a margem de sucesso.

Os implantes dentários podem ser rejeitados?

Desde que os pacientes sigam todas as indicações dadas pelo seu médico dentista, as possibilidades de rejeição são mínimas. Poderá não ocorrer osteointegração do implante o que, no entanto, não invalida que o mesmo ocorra sempre. Procede-se à substituição do implante e regeneração óssea, algumas vezes através do recurso a osso sintético, potenciando assim o sucesso do tratamento.

É importante a marca do implante dentário? Que tipos de implantes existem?

Existem ótimos implantes, independentemente da marca que, muitas vezes, é apenas regida por uma questão comercial. Todos os implantes são de titânio e todas as empresas são avaliadas e recebem uma
licença para comercialização, garantindo assim a sua qualidade.


Pacientes que não tem osso podem receber implantes dentários?

Podem, mas precisam de um enxerto ósseo antes ou em conjunto à colocação do implante, dependendo das situações clínicas. Os biomateriais atualmente existentes no mercado permitem uma excelente remineralização óssea por forma a garantir a osteointegração do implante e o sucesso do tratamento implantológico.

Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?

O índice de sucesso é de 98%, ou seja, em cada 100 poderemos ter problemas em 2.
Mesmo nesses que temos problemas, a cirurgia pode ser refeita. Apenas pacientes fumadores ou que façam uso constante de álcool tem essas médias diminuídas paraaproximadamente 85% de sucesso e 15% de insucesso.

 

Todas as pessoas podem colocar os implantes dentários e os dentes no mesmo dia (carga imediata)?

Não, nem todas as pessoas podem colocar implantes e dentes no mesmo dia. Aliás, ainda é a minoria das pessoas que podem. Para isso o paciente tem que ter quantidade e qualidade suficiente de osso.
Para a colocação de implantes imediatos é necessário avaliar a quantidade óssea, o número de implantes e os dentes que serão implantados. Nos implantes convencionais as pessoas esperam cerca de 2 a 3 meses na região inferior e de 4 a 6 meses na região superior. 


Em que consiste a Carga Imediata?

A carga imediata consiste na colocação de uma prótese provisória imediatamente após a colocação dos implantes. Para que possa ser realizada a carga imediata é necessário que exista quantidade e qualidade óssea adequadas, além de alguns cuidados por parte do paciente.

Quais são as etapas do tratamento implantológico?

A primeira e mais importante das etapas é a de planeamento. Nesta fase nós tentamos descobrir quais os objetivos do paciente e quais as reais possibilidades de trabalho que existem. Após a definição do tipo de trabalho a ser feito vem a parte da cirurgia, onde os implantes são colocados. No caso de implantes com carga imediata, dentes provisórios são colocados no mesmo dia da cirurgia. Nos casos tradicionais, o paciente deve aguardar durante 2 ou 3 meses para colocação dos dentes definitivos na região inferior e de entre 5 e 6 meses na região superior.

É possível reabilitar o maxilar superior e inferior em simultâneo? Ou é preferível em momentos diferentes?

Normalmente a reabilitação superior e inferior ocorre em momentos diferentes, contudo não quer dizer que tenha de terminar uma etapa para começar a outra... Queremos com isto dizer que enquanto está com a prótese fixa imediata num dos maxilares, pode perfeitamente avançar com a reabilitação do outro maxilar, mas não necessariamente colocar os implantes superiores e inferiores no mesmo dia, pois seria demasiado doloroso.

Entre a 1ª e a 2ª fase do tratamento de reabilitação oral, que tipo de acompanhamento e tratamento é realizado? Caso exista necessidade de ser observada/tratada entre as duas fases, qual a periodicidade das sessões?

O acompanhamento nesta fase é ajustado a cada paciente. Normalmente são feitos ajustes na prótese caso necessário e demonstração de higienização da nova prótese.

No dia em que é feita a exodontia (extracção) dos dentes para colocação dos implantes dentários e da prótese provisória, qual o intervalo de tempo entre a colocação dos implantes e a colocação da prótese provisória?

No momento após a cirurgia são feitos novos moldes aos implantes e a prótese (que entretanto foi executada) ajustada à posição dos implantes. Esse trabalho laboratorial é feito no consultório e demora cerca de 5 horas, pelo que a prótese, ainda poderá ser colocada na boca no mesmo dia. Entretanto poderá, se assim o entender, ficar nas nossas instalações, num espaço cómodo e acolhedor, criado a pensar em si!

As próteses a colocar, provisória e definitiva, "encostam" às gengivas? No caso de as gengivas estarem "mirradas" não fica um espaço?

Este dilema não se coloca com a prótese definitiva, uma vez que só é feita depois das gengivas estarem perfeitamente cicatrizadas e estabilizadas, no que respeita à sua posição. Relativamente à prótese provisória o mesmo não acontece, daí as consultas de ajuste de prótese que ocorrerão no periodo que medeia a primeira e a segunda fase, e que serão marcadas consoante a necessidade de cada paciente. Queremos com isto dizer que se da cicatrização gengival resultar num espaço entre a prótese provisória e a gengiva, e uma vez que a prótese provisória é feita em acrílico, a mesma será rebasada, ou se quiser "preenchida" de forma a anular esse espaço.

Após a colocação da prótese definitiva qual o tipo de acompanhamento e limpeza a realizar?

A periodicidade da limpeza é a mesma que devemos ter com os nossos dentes naturais. Todos nós, quer tenhamos implantes quer não, deveremos fazer uma sessão de Higiene Oral de 6 em 6 meses. Essa periodicidade pode ser alargada ou antecipada consoante o caso em concreto, ou seja, a minuciosidade para higienização do próprio paciente, ou a sua situação de saúde sistémica que eventualmente possa potenciar estados de inflamação periodontal e periimplantar.

A cirurgia é dolorosa?

Não, a colocação de implantes é muito tranquila em relação à dor. A anestesia é local, exatamente a que se toma para fazer qualquer tratamento dentário. A única fase que poderá causar algum tipo de dor será no momento de abrir a gengiva. Quando chegamos ao osso, a dor não ocorre pois o osso não tem terminações nervosas, como tal não dói.
O pós-operatório é tranquilo, recomendando analgésico,antibiótico, antinflamatório e repouso apenas no dia da cirurgia. No dia seguinte o paciente já pode voltar às suas atividades de trabalho, com moderação.

Qual a maior novidade em implantes dentários? - Cirurgia Guiada

A maior novidade não está no implante, mas sim nos exames que se faz e como se usam esses implantes. Nesta técnica (cirurgia guiada por computador) é possível fazer a colocação dos implantes, sem precisar cortar a gengiva. A cirurgia é feita inicialmente no computador, depois teremos o modelo da boca do paciente com os implantes colocados e uma guia que nos irá  mostrar o  local lexato na boca no ato cirúrgico, não precisando cortar a gengiva e nem dar pontos.

Qual a durabilidade de um Implante Dentário?

Não é possível determinar o tempo que um implante vai durar. A sua duração depende principalmente do cuidadoso planeamento do caso clinico por parte do medico dentista, mas principalmente dos cuidados de manutenção após a colocação dos implantes, cuidados esses que devem ser efectuados para o resto da vida. Uma higiene oral cuidadosa e as visitas regulares ao medico dentista são a chave para o sucesso e longevidade do tratamento.

 






 


Contactos

Unidade Entrecampos:
(+351) 218260315
(+351) 915980601
(+351) 968407272
(+351) 936382930

Unidade Portela:
(+351) 211321155
(+351) 918938620

URGÊNCIAS DENTÁRIAS
(+351) 913387161

 info@clinicaldent.pt

 

Actualizamos a
Politica de Privacidade


CONSULTE