#  DESTAQUES  #


Marcação Online de Consulta


 



















PERGUNTAS (FAQ) :: Odontopediatria « anterior
Odontopediatria. O que é?
O que é a Odontopediatria? Quando deve levar o seu filho pela primeira vez ao dentista? Quando é que os dentes decíduos (de leite) começam a formar-se e a irromper? Como é que a cárie dentária surge nos dentes? Quais são as medidas de prevenção d
 

Odontopediatria

O que é a Odontopediatria?

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde Oral de crianças.
Tem como objetivo preservar a dentição decídua, pois ela é importante para o desenvolvimento da face, uma vez que o alvéolo existe em função do dente e uma vez perdido o dente o espaço se fecha dificutando o nascimento dos dentes permanetes, pois reduz o tamanho do arco dentário, bem como pode provocar a extrusão do dente antagonista quando o osso não acompanha procurando apoio, o que pode reduzir a dimeção vertical do individuo fazendo com que sua arcada fique disforme, podendo ainda causar disfunção na articulação têmporo mandibular. A conservação dos dentes decíduos tambem é importante para o desenvolvimento da fala e traz equilibrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais. Os dentes decíduos são importantes tambem na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança.

Quando deve levar o seu filho pela primeira vez ao dentista?

A primeira consulta deverá realizar-se entre os 4-5 anos de idade, excepto em caso de alguma anomalia detetada. Nesta idade avaliar a erupção dentária, presença de cáries e hábitos/metodologias de higiene oral.

Quando é que os dentes decíduos (de leite) começam a formar-se e a irromper?

A formação dos dentes decíduos inicia ainda no primeiro trimestre da gravidez, isto é, durante a vida intra-uterina do bebé. Ao nascimento, praticamente todos os dentes decíduos estão com a sua formação concluída. Em geral, aos 6 meses de idade, irrompem os incisivos inferiores. Por volta dos 24-30 meses de idade, todos os 20 dentes estarão na cavidade bucal. Se houver dúvidas, procure um odontopediatra.

Como é que a cárie dentária surge nos dentes?

A partir do momento que os dentes irrompem na boca, na superfície do esmalte adere-se uma película chamada de placa bacteriana. Por vezes fazem parte desta película bactérias que fermentam certos açúcares da dieta e liberam ácidos os quais atuam como agentes desmineralizadores do esmalte. Inicia-se, assim, um desequilíbrio iônico que leva ao aparecimento de cárie.

Quais são as medidas de prevenção de cárie que têm as melhores evidências no momento?

Um consumo controlado de alimentos cariogénicos, com a remoção da placa bacteriana através de escovagens frequentes e uso de fio dental.






 


Contactos

Unidade Entrecampos:
(+351) 218260315
(+351) 915980601
(+351) 968407272
(+351) 936382930

Unidade Portela:
(+351) 211321155
(+351) 918938620

URGÊNCIAS DENTÁRIAS
(+351) 913387161

 info@clinicaldent.pt

 

Actualizamos a
Politica de Privacidade


CONSULTE