#  DESTAQUES  #


Marcação Online de Consulta


 



















PERGUNTAS (FAQ) :: Med. Dentária Preventiva « anterior
Consulta Dentária na Gravidez
Deve-se tomar flúor durante a gravidez? A gravidez estraga os dentes da mãe? É normal sangrar das gengivas durante a gravidez? Uma mulher grávida também pode ir ao Médico Dentista?
 

Consulta de Medicina Dentária na Gravidez

Durante a gravidez a mulher sofre grandes alterações hormonais com efeitos na cavidade oral. As gengivas podem sangrar facilmente, pequenas cáries podem evoluir devido ao maior número de refeições e à acidez da saliva (vómitos). O primeiro passo para garantir uma boa saúde oral durante a gravidez passa por realizar um “check-up” antes de engravidar e efectuar todos os tratamentos dentários que sejam necessários. Estão ainda indicadas consultas de Higiene Oral de 3 em 3 meses. Quando surge algum tipo de patologia oral, cáries, abcessos dentários, gengivite (hemorragia das gengivas) e/ou periodontite, a grávida deve ser avaliada por um Médico Dentista de forma a decidir o tratamento indicado, de acordo com a fase da gravidez.

A consulta de Saúde Oral na Gravidez tem também como objectivo informar a grávida sobre os cuidados que deve ter com a higiene oral, alimentação e futuros hábitos do recém-nascido.

Deve-se tomar flúor durante a gravidez?

Actualmente o uso de flúor em comprimidos não está recomendado para grávidas. Estudos científicos mostram que o flúor que passa da mãe para o bebé é mínimo e não tem influência na dentição da criança. A mãe deve usar uma pasta fluoretada e se tiver tendência para cáries dentárias pode ainda usar um elixir com flúor.

A gravidez estraga os dentes da mãe?

Não, a gravidez não estraga os dentes. É um mito pensar que os bebés “roubam” o cálcio às mães. Durante a gravidez ocorrem alterações nos hábitos alimentares da grávida que podem aumentar o seu risco de desenvolvimento de cáries. São exemplo refeições com maior regularidade e a presença de saliva mais ácida pelas náuseas e vómitos.

É normal sangrar das gengivas durante a gravidez?

É frequente que durante a gravidez as gengivas sangrem com maior facilidade, devido a alterações hormonais que ocorrem durante esta fase. Deve ser feita a remoção do tártaro em consultório dentário e fazer uma boa higiene oral.

Uma mulher grávida também pode ir ao Médico Dentista?

Os tratamentos dentários devem ser adiados numa mulher grávida, sobretudo no primeiro e terceiro trimestres de gravidez, salvo se se tratar de uma situação de urgência. Tal situação justifica-se não apenas devido ao feto mas também pelo desconforto que a posição durante a consulta exige à mãe.
No caso de ser necessário que o Médico Dentista intervenha em qualquer altura da gravidez, há procedimentos e medicamentos que se encontram devidamente comprovados cientificamente, como sendo seguros. Existem inclusivamente determinados tipos de anestesia que são seguras quer para a mãe, quer para o feto, e que podem ser utilizadas sem risco para ambos.

 






 


Contactos

Unidade Entrecampos:
(+351) 218260315
(+351) 915980601
(+351) 968407272
(+351) 936382930

Unidade Portela:
(+351) 211321155
(+351) 918938620

URGÊNCIAS DENTÁRIAS
(+351) 913387161

 info@clinicaldent.pt

 

Actualizamos a
Politica de Privacidade


CONSULTE