#  DESTAQUES  #


Marcação Online de Consulta


 



















PERGUNTAS (FAQ) :: Oclusão « anterior
Oclusão e Bruxismo
O que é a Oclusão? O que é o Bruxismo Dentário?
 

Oclusão

O que é Oclusão?

A Oclusão, corresponde a qualquer contacto entre os dentes superiores e os inferiores. No entanto, a definição só está completa quando considerado a relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do órgão mastigatório, dos quais, os dentes, as estruturas de suporte dos dentes, sistema neuromuscular, articulações temporomandibulares e esqueleto crâniofacial o constituem.

A Clínica  tem à sua disposição médicos dentistas especializados no diagnóstico e tratamento dos desequilíbrios funcionais da oclusão. A maioria dos desequilíbrios traduzem-se em dor na articulação temporomandibolar, dor de ouvido, dor de cabeça, dificuldade e limitação nos movimentos mandibulares e, em casos extremos, ao bloqueio da mandíbula com impossibilidade de a cerrar.
O que é o Bruxismo?

Também, commumente chamado de «ranger de dentes», acontece durante o sono e o doente não têm consciência desta situação, sendo muitas vezes referido pelos pais da criança,  pela  companheira (o) do doente ou pelo dentista que observa o desgaste dos dentes provocado pelo ranger dos dentes  durante o sono.
É uma doença frequente na criança e no adolescente, mas  que pode também surgir nos adultos e associar-se a outras doenças do sono.  Vários estudos indicam uma prevalência entre 5% - 20% na população em geral.

Para o diagnóstico a história clinica é importante, mas a confirmação é obtida através da realização de uma registo poligráfico de sono nocturno. É também importante realizar uma avaliação dentária para avaliar o grau de desgaste dentário.

O tratamento está indicado apenas nos casos mais graves, em que existem alterações marcadas das peças dentárias, consistindo na colocação de um dispositivo oral,  de borracha,  para impedir o desgaste dentário durante o sono. 

O Bruxismo é também poderá ser tratado de uma forma directa e efectiva com o Grindcare.
O Grindcare mede o movimento dos músculos faciais durante o sono através de um pequeno eléctrodo colocado na têmpora. Sempre que o bruxismo é detectado o Grindcare imite um pequeno impulso eléctrico, que causa relaxamento facial dos músculos envolvidos no bruxismo. A eficácia e segurança do tratamento com o Grindcare tem vindo a gerar um grande interesse em cientistas a nível internacional, e a Clínica Médica e Dentária Dra. Susana Martins planeia acções de divulgação por todo o país, assim como a realização de novos casos clínicos com pacientes portugueses nos próximos anos.

 





 


Contactos

Unidade Entrecampos:
(+351) 218260315
(+351) 915980601
(+351) 968407272
(+351) 936382930

Unidade Portela:
(+351) 211321155
(+351) 918938620

URGÊNCIAS DENTÁRIAS
(+351) 913387161

 info@clinicaldent.pt

 

Actualizamos a
Politica de Privacidade


CONSULTE