#  DESTAQUES  #


Marcação Online de Consulta


 



















PERGUNTAS (FAQ) :: Odontopediatria « anterior
Uso de Chupeta nos Bebés. Quais os riscos e Benefícios?
Quais os riscos e benefícios do uso de chupeta nos bebés?
 

Uso de Chupeta nos bebés 

Quais os riscos e benefícios?

A sucção é um reflexo do bébé  desde o útero materno e este hábito é vital para o crescimento e desenvolvimento do bébé. O uso da chupeta constitui um frequente hábito cultural, por ser calmante e prazeroso para a criança. O uso da chupeta durante o sono da criança, tem também um efeito protetor contra a síndrome de morte súbita no bébe, morte esta que é frequente no primeiro ano de vida durante o sono da criança.

Por outro lado, o uso da chupeta apresenta algumas desvantagens tais como:

  • Efeitos prejudiciais na oclusão dentária como Mordida aberta, mordida cruzada e palato constrito. 

  • Pode levar à respiração oral, o que piora a elevação do palato e diminuí a quantidade de saliva, que aumenta o risco de cárie.

A Chupeta é um objeto que pode ser facilmente contaminado por bactérias, pudendo originar infeções nas crianças, como candidiase,  se não tiverem cuidado com a sua higiene.
Desta forma, recomenda-se que os pais controlem este hábito nas crianças, devendo as crianças usar poucas vezes a chupeta durante o dia, apenas quando for necessário, por exemplo para adormecer ou para a acalmar. Estudos confirmam que este hábito não deve ser mantido após os 3 anos de idade, pois a continução deste hábito para além desta idade pode causar malformações dentárias irreversíveis, que no futuro apenas com intervenção dentária de correção serão tratadas.

Tratamento de malformações dentárias nas crianças

Estas malformações podem ser corrigidas com  diverso tipos de aparelhos. Porém, o mais usual  nas crianças, é o aparelho maxilar disjuntor. Estes são aparelhos ortopédicos/ortodônticos, que visam abrir a sutura palatina mediana, alarganda a maxila no sentido transversal. 

O processo anteriormente descrito, acontece devido á localização do parafuso expansor, paralelamente à sutura e ao modo de ativação.

A disjunção maxilar tem um limite de idade para a sua realização, sendo que quanto mais precoce for este tratamento, maior a bioelasticidade óssea e, portanto, maior sucesso do tratamento.

Mordida Cruzada Posterior Unilateral Aparelho Disjuntor

 






 


Contactos

Unidade Entrecampos:
(+351) 218260315
(+351) 915980601
(+351) 968407272
(+351) 936382930

Unidade Portela:
(+351) 211321155
(+351) 918938620

URGÊNCIAS DENTÁRIAS
(+351) 913387161

 info@clinicaldent.pt

 

Actualizamos a
Politica de Privacidade


CONSULTE