PERGUNTAS (FAQ) :: Prótese Dentária « anterior
Quais os cuidados a ter com as próteses?
Higienização da Prótese Dentária; ​Como se faz a higienização de uma prótese dentária removível?; Fixação da Prótese Removível; Como se faz a higienização de uma prótese dentaria fixa?; Que produtos recomendamos

Higienização da Prótese Dentária

Os cuidados de higiene a ter com as próteses, depende do tipo que está a ser utilizado, no entanto a longevidade da mesma depende dos cuidados que são praticados no dia a dia. É importante referir que a higienização das próteses dentárias deve ser realizada ao fim das refeições e antes de dormir  ou seja, os cuidados a ter com a prótese são semelhantes com aqueles que devem existir com os dentes naturais.

Como se faz a higienização de uma prótese dentária removível?

Deve-se iniciar a limpeza da prótese (escovagem) com uma escova de dentes macia ou uma escova própria para próteses e um sabão ou detergente neutro. Nunca utilize pasta de dentes, pois esta contém abrasivos que podem ser agressivos para a sua prótese  ou utilizar um produto químico especifico que tenha sido recomendado, de forma a remover a placa bacteriana e restos alimentares. Deve-se escovar não só os dentes mas também a parte do apoio gengival, por dentro e por fora. Após a escovagem passa-se a prótese por água limpa corrente. Pode-se completar a higiene da prótese através da utilização de produtos profissionais de imersão (pastilhas, pó, espuma) seguindo sempre as instruções do fabricante.

Corega® para Parciais Limpa e Protege

É formulado para proporcionar o cuidado específico que a sua prótese parcial necessita. Elimina 99,9% das bactérias causadoras do mau hálito. Elimina as bactérias que podem irritar as gengivas.Gengivas saudáveis são importantes para a saúde dos seus dentes naturais.

Fixação da sua prótese removível

Mesmo que a sua prótese parcial esteja bem ajustada esta pode mover-se na sua boca, especialmente enquanto come. Todos os pequenos movimentos afetam os seus dentes naturais de suporte.Corega® para Parciais Sela e Protege forma uma barreira entre a gengiva e a superfície da sua prótese parcial.

Como se faz a higienização de uma prótese dentaria fixa?

A escovagem dos dentes é feita da mesma maneira que os dentes naturais, com a utilização de um dentífrico e uma escova de dentes, variando apenas no método da utilização do fio-dentário, em que será necessário utilizar dispositivos (passa-fios, ou fio dentário com pontas duras) que facilitem a passagem do mesmo, como é o caso das Pontes. Poderá também ser recomendado a utilização de um escovilhão interdentário e de um colutório (elixir) que poderá auxiliar no controlo da placa bacteriana. (Recomendamos a utilização de Fio Dental Oral B Super Floss e de Colgate Total Pro Gengivas Saudáveis).

Como se faz a adaptação a uma prótese dentaria?

Com a colocação de uma prótese dentária é importante que sejam seguidas as recomendações dadas, nomeadamente no que concerne aos cuidados de higiene diários. No início poderá surgir alguma dor ou desconforto, sensação de existência de um “corpo estranho” dentro da boca, aumento da produção de saliva, mordeduras involuntárias das bochechas, bem como a sensação de que se pronunciar as palavras de forma diferente. É necessário que existam alguns cuidados, tanto na forma como se mastiga os alimentos (mastigar com ambos os lados da boca e de forma pausada), escolhendo no início alimentos mais fáceis de mastigar, bem como ajustar de forma gradual a pronunciação das palavras, falando pausadamente.

Se houver queixas de dor ou feridas, pode significar que a prótese dentária está mal adaptada, e se assim for, é recomendado que visite o dentista e ou o higienista oral logo que possível, pois poderá ser necessários fazer alterações à estrutura da referida prótese dentária, bem como necessário modificar os cuidados de higiene diários, não só dos dentes naturais, no que concerne ao método da escovagem e utilização do fio dentário e/ou uso do escovilhão interdentário, bem como cuidados a ter com as próteses dentárias.

Para além da limpeza e desinfeção da prótese dentária como forma de prevenir o aparecimento de fungos e bactérias na sua prótese, é fundamental fazer a limpeza da cavidade oral do paciente. Alguns produtos acessíveis que recomendámos:

Periogard Plus Dentífrico da Colgate

Dentífrico para o controlo avançado da Placa Bacteriana

Periogard Plus é um dentífrico desenvolvido para prevenir, ajudar a eliminar, os problemas orais dos adultos:
- Placa bacteriana
- Gengivite
- Hemorragia gengival
- Tártaro

Periogard Plus Elixir

Elixir oral diário para a prevenção da Placa Bacteriana

Periogard Plus é um elixir oral desenvolvido para prevenir, ajudar a eliminar, os problemas orais dos adultos:
- Placa bacteriana
- Gengivite
- Hemorragia gengival
- Neutraliza os compostos sulfurosos voláteis que são responsáveis pelo mau odor oral

O novo dentifrico Colgate Total Pro Gengivas Saudáveis oferece um cuidado das gengivas clinicamente comprovado para uns dentes saudáveis e para ajudar na prevenção da irritação, sangramento e recessão das gengivas.

Email: info@clinicaldent.pt

Facebook Instagram