PERGUNTAS (FAQ) :: Implantologia « anterior
Manutenção dos Implantes Dentários. Como e quando?

Manutenção dos Implantes Dentários

A Manutenção em Implantes Dentários garante um total sucesso a longo prazo do tratamento com implantes dentários. Como tal, é imprescindível o controlo periódico dos implantes dentários e dos tecidos que os suportam, os tecidos perimplantares (o osso e os tecidos moles circundantes aos implante dentários).

Estes controlos, devem ser realizados de acordo com as necessidades de cada paciente, atendendo, não só à presença de fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença periodontal nos dentes naturais, assim como, evitar que esta se desenvolva nos tecidos perimplantares, pois o risco destes pacientes desenvolverem doença perimplantar é mais elevada que em doentes não susceptíveis.

A doença perimplantar é muitas vezes apontada como o principal motivo de complicações a longo prazo nos implantes dentários. Nos pacientes que não cumpram rigorosamente a recomendação seguida por um profissional de Saúde Oral, o risco torna-se ainda mais elevado, e o não cumprimento destas recomendações tornam-se um preço elevado na sua saúde oral.

Um paciente que perdeu os dentes por motivos de doença periodontal, tem uma probabilidade maior de desenvolver doença perimplantar.

O principal motivo das consultas de controlo é a manutenção do tratamento efetuado pelo paciente com Implantes Dentários, de forma a garantir o sucesso pleno na sua função mastigatória e estética a que nos proposemos. Nesta consulta é realizada a higienização dos implantes e estruturas dentárias implantosuportadas, assim como, uma avaliação exaustiva da integridade dos tecidos perimplantares.

Podemos então concluir que, a chave para o sucesso a longo prazo dos implantes dentários passa pela manutenção, assim como, a certeza que foi um investimento certo na reabilitação oral.