#  DESTAQUES  #


Marcação Online de Consulta


 



















PERGUNTAS (FAQ) :: Implantologia « anterior
Implantes Dentários na Terceira Idade
 

Cirurgia de Implantes na 3ª Idade

A existência de boa saúde oral nas fases mais avançadas da vida permite um envelhecimento humano com qualidade. Deste modo, a capacidade de poder apreciar todo o tipo de alimentação, de poder sorrir e de apresentar um estética facial agradável contribui para o bem-estar físico e, acima de tudo, emocional do indivíduo. A existência de poucos dentes ,ou até a sua total ausência, dificulta a comunicação interpessoal, diminui a auto-estima e pode, assim, contribuir para o isolamento destes indivíduos.

A inexistência de dentes em idades mais avançadas leva a que a capacidade mastigatória diminua, o que condiciona a escolha dos alimentos e, por conseguinte, conduzirá ao aparecimento de outras patologias orais (cáries, doença periodontal) e sistémicas (a nível gástrico, p.ex.).

É, de facto, um mito a ideia de que os idosos não podem receber implantes dentários. É verdade que, com a idade, podem surgir algumas patologias sistémicas que podem dificultar a realização destes procedimentos cirúrgicos mas, na verdade, são muito raras a situações em que estes são , efectivamente, “proibidos ”. Assim, o ideal será que estas cirurgias sejam realizadas logo que possível , antes de que algum tipo de patologia sistémica se instale, por exemplo, uma osteoporose avançada que requer a toma de bifosfonatos ou algum tipo de patologia tumoral que , dependendendo da sua localização ou da necessidade de radiação, contra-indica a colocação de implantes.

Se o paciente idoso se encontra bem de saúde, sem qualquer patologia sistémica não controlada, se vive de forma independente e é capaz de realizar a sua higiene dentária diária, então é um bom candidato para realizar esta cirurgia.

Os Implantes Dentários são uma excelente alternativa para aquele paciente que apresenta ausência de um grande número de peças dentárias ou que possui próteses removíveis (parciais ou totais), devolvendo-lhe estética facial e capacidade mastigatória efectiva. Na verdade, a pessoa sente-se como tivesse dentes naturais.

Após estes procedimentos o paciente sentir-se-á confortável, confiante e capaz de poder realizar uma dieta alimentar mais variada.

Com o avançar da idade é comum alguma perda de massa óssea nos maxilares. Mesmo assim, nem sempre isto impede a intervenção do cirurgião. Quando necessário, também podem ser realizados enxertos ósseos para colmatar esse défice.

Para que os resultados obtidos sejam excelentes, o paciente deve cuidar bem dos seus implantes, seja através de uma exigente higiene dentária diária, seja através de visitas regulares ao seu dentista.






 


Contactos

Unidade Entrecampos:
(+351) 218260315
(+351) 915980601
(+351) 968407272
(+351) 934113585

Unidade Portela:
(+351) 211321155
(+351) 918938620

URGÊNCIAS DENTÁRIAS
(+351) 913387161

 info@clinicaldent.pt

 

Actualizamos a
Politica de Privacidade


CONSULTE