PERGUNTAS (FAQ) :: Patologias Orais « anterior
Que problemas orais podem desenvolver-se durante a gravidez?

Epúlide Gravídica

Estudos recentes mostram que muitas grávidas apresentam epúlide gravídica ou tumor gravídico. Quando a placa bacteriana se acumula nos dentes e gengivas surge um tumor, com compromisso estético e que frequentemente sangra durante a mastigação e escovagem.

Maioritariamente este tipo de tumor desaparece após o parto, não havendo necessidade de recorrer a cirurgia. Noutras vezes será necessário recorrer a cirurgia, durante a gravidez, para remoção desse tecido. Pode acontecer que este tipo de lesões volte a surgir no mesmo local após a sua remoção cirúrgica.

A gengivite gravídica ocorre mais frequentemente durante a gravidez, devido a alterações hormonais que desencadeiam a reacção das gengivas aos produtos inflamatórios da placa bacteriana. Contudo, é a placa bacteriana (e não as hormonas) a principal causa da gengivite.

Manter os dentes bem limpos, sobretudo junto à linha gengival, vai ajudar a reduzir drasticamente - ou mesmo a prevenir - a gengivite durante a gravidez. Substituir os doces por alimentos mais nutritivos, como o queijo, os frutos ou vegetais frescos, será também melhor para os seus dentes.

Email: info@clinicaldent.pt

Facebook Instagram